Posted By WiFeed
Métricas fundamentais para uma estratégia de marketing eficiente!

A tecnologia trouxe ao mercado uma possibilidade de mensurar, mais facilmente, os resultados das campanhas e ações de marketing feitas pelas empresas. Hoje dispomos de diversas ferramentas, com foco em ambientes físicos ou digitais, para obtenção de informações sobre o perfil e o comportamento de um determinado público.

 

Hoje dispomos de diversas ferramentas, com foco em ambientes físicos ou digitais, para obtenção de informações sobre o perfil e o comportamento de um determinado público.

 

O lado bom do cenário em que vivemos, é que podemos tomar uma decisão mais precisa, sendo ela baseada nos dados e estatísticas que foram captados, mas por outro lado, com essa imensidão de informações circulando em nosso cotidiano, há uma grande dificuldade por parte dos gestores em descobrir quais métricas são relevantes e fundamentais para o negócio.

 

Há uma grande dificuldade por parte dos gestores em descobrir quais métricas são relevantes e fundamentais para o negócio.

 

Vendo esta dificuldade, nós apontaremos as métricas que devem ser acompanhadas por qualquer empresa, para que suas estratégias de marketing adotadas façam sentido e principalmente tragam resultados.

Antes de mais nada, tratamos como métricas o conjunto de dados mensuráveis que servem como base para identificar e medir o desempenho de algo relevante à estratégia da empresa. Dividiremos as métricas de marketing em 3 grandes grupos, que serão as de atração, engajamento e conversão.

 

Métricas de Atração:

 

As métricas de atração são aquelas, como o próprio nome já diz, que mensuram a capacidade de uma estratégia de marketing em atrair visitantes para o ambiente da empresa. Este ambiente pode ser desde um site ou uma página em rede social, até mesmo uma loja física.

Neste grupo, a métrica fundamental é mensurar o número de visitantes originados de cada estratégia.

Nesta métrica se verifica quantos visitantes originaram-se de uma determinada estratégia de marketing através da implementação de estímulos e características de divulgação específicas para cada canal. Por exemplo, você oferece cupons promocionais nas redes sociais, no jornal e por e-mail marketing, porém em cada canal o cupom se refere à produtos diferentes.

 

Métricas de Engajamento:

 

As métricas de engajamento são aquelas que mensuram quanto uma estratégia de marketing conseguiu chamar a atenção ou se comunicou de uma forma correta com o público. Ela mensura a aceitação da ação de marketing pelo público atingido. Neste grupo, tratamos 4 métricas como fundamentais:

 

  • Viewability: Como o próprio nome já diz, esta métrica mensura a visibilidade de um anúncio, fato que faz você verificar se sua ação chamou atenção. A maioria das ferramentas considera um anúncio visível, quando está com mais de 50% de seus pixels aparecendo na tela e que se mantém nesta condição por pelo menos 1 segundo. Essa regra foi implementada para que não sejam cobrados valores por impressões que não consigam gerar algum impacto, como por exemplo visitas de robôs em seu anúncio, entre outros motivos.
  • VCR: Video Completion Rate é a métrica que calcula a relação entre a quantidade de vezes que o vídeo foi visto por completo e o número de vezes que o vídeo foi visto.
  • Alcance das ações: Essa métrica verifica o número de pessoas que foram impactadas por determinada ação. Isso é importante para analisar qual a penetração de suas estratégias no público que desejam atingir.
  • Tempo de permanência: Calcular o tempo em que uma pessoa está em contato com a sua marca é muito importante para entender a relação entre eles. Para isso existem ferramentas focadas tanto no mundo digital quanto no mundo físico que mensuram qual é o tempo de engajamento de uma pessoa em determinada ação.

 

Métricas de Conversão:

 

As métricas de conversão são aquelas que mensuram o quanto de valor precisa ser gasto e quantas pessoas precisam ser impactadas para determinada estratégia de marketing transformar esse esforço em receita. Neste grupo, tratamos 4 métricas como fundamentais:

 

  • CAC: O custo de aquisição do cliente é uma métrica que veremos em quase todas as palestras e workshops. Esta métrica nos diz qual é esforço que uma empresa precisa fazer para adquirir um cliente. O CAC em marketing é calculado através do valor total dos investimentos em marketing dividido pelo número de clientes adquiridos.
  • CTR: Click Through Rate é a taxa de cliques de um anúncio. Conseguimos calculá-la dividindo a quantidade de cliques que um determinado anúncio recebeu pela quantidade de vezes que ele foi visto.
  • ROI: Conhecido como retorno sobre o investimento, o ROI é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Ele é a diferença entre o valor recebido e o valor investido, dividida pelo valor investido.
  • Novos visitantes x visitantes recorrentes: Analisar quanto suas estratégias estão trazendo novos visitantes ou visitantes retornantes é extremamente importante para verificar o interesse deles, como também se as campanhas estão sendo assertivas para aumentar a obtenção de novos clientes.

 

Apesar de listarmos as métricas que consideramos mais importantes para o controle dos resultados que as estratégias de marketing estão obtendo, é válido ressaltar a importância de se entender o negócio em que está inserido e verificar se esses dados fazem sentido.

Por exemplo, não é relevante para uma empresa onde o perfil de seus clientes é ser uma pessoa jurídica, perder muito tempo na mensuração de visitas e curtidas em sua página de facebook ou instagram, é muito mais válido focar em uma ferramenta como o Linkedin ou Google Adwords.

Dentre outros exemplos, o fato é que cada negócio tem suas especificidade e suas maneiras de ser conduzido. É importante sim mapear e controlar a performance das estratégias de marketing nos diversos canais, porém é necessário otimizar o tempo, trabalhando mais nas que realmente importam e apenas controlando as que são menos importantes.

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