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Conteúdo e Comunicação: Os dois pilares do engajamento em marketing

O que é engajamento em marketing?

 

O engajamento é uma das principais métricas utilizadas para mensurar e avaliar qualquer ação de marketing realizada atualmente. Sem dúvidas o termo “engajamento” está ficando cada vez mais difundido ao passar dos anos, muito em função do crescimento do Facebook, que se consolidou como um grande player na indústria de mídia e advertisement, utilizando o engajamento como uma de suas métricas essenciais.

Apesar da relevância deste termo e do uso muito comum por profissionais do marketing em suas análises e apresentações, você já parou para pensar qual é o conceito por trás de “engajamento”? Certamente é algo muito maior do que curtidas, comentários ou coraçõezinhos. De acordo com a Marketo, o engajamento em marketing significa, em tradução livre: “criar interações significativas com as pessoas com base no que elas fazem e de forma contínua”.

Para que uma marca consiga engajar com o seu público-alvo de forma efetiva, ela deve considerar as pessoas como indivíduos distintos, levando em conta não apenas o seu perfil mas também o que elas fazem ou estão fazendo em determinados momentos. Além disso, é fundamental que o engajamento ocorra de forma contínua, ou seja, ações que buscam engajamento são ações de longo prazo, que visam realmente reter aquele consumidor e torná-lo fiel à sua marca. Isso significa que é fundamental que as empresas se façam presentes a todo momento na vida das pessoas, gerando interações nos momentos mais inesperados e que despertem um sentimento de proximidade por parte do consumidor.

Existem métricas dos mais variados tipos para avaliar engajamento, desde número de impressões, interações, curtidas, compartilhamentos, e-mails enviados ou até mesmo tempo despendido dentro de uma loja ou de um website. O que as empresas não podem esquecer é que engajamento está diretamente relacionado com os sentimentos das pessoas em relação a uma marca ou a um produto.

A emoção é o que gera fidelidade, se as pessoas acham o seu produto um “bom produto”, elas podem voltar a comprá-lo; se as pessoas acham o seu produto excelente, elas certamente irão escolhê-lo frente à concorrência; agora, se as pessoas amam o seu produto, elas não só comprarão mais e mais, como também falarão sobre o seu produto para amigos, família e colegas de trabalho.

 

Maneiras de melhorar o engajamento

 

Conteúdo

 

O marketing de conteúdo é o carro-chefe de qualquer estratégia que vise aumentar, melhorar ou até mesmo criar o engajamento das pessoas com uma determinada marca ou empresa. As pessoas, de forma geral, estão ficando muito mais seletivas e cuidadosas no seu processo de escolha entre um produto e outro ou entre um serviço e outro. A busca por informações faz parte do processo decisório de qualquer consumidor que deseja realizar uma compra, seja uma busca no Google, a visualização de um review no Facebook ou até mesmo a leitura de um post em um blog conhecido, tudo isso acaba influenciando na decisão.

Portanto, para garantir o engajamento com seu público-alvo as empresas devem estar presentes em todos os meios disponíveis, seja no mundo físico ou digital, para atender as necessidades e resolver as dores de seus potenciais clientes. Disponibilizar conteúdo de qualidade através de e-books, infográficos, guias, planilhas e outras ferramentas é uma das melhores formas de educar as pessoas e inclusive se posicionar como líder na sua área de atuação.

O ponto central de atenção em relação à geração de conteúdo é: conhecer o público-alvo. Antes de desenvolver e divulgar qualquer tipo de conhecimento, é fundamental conhecer a fundo a audiência. Compreender o que as pessoas querem, quais são as suas necessidades e qual problema ela querem que seja resolvido é  essencial para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Conhecendo as pessoas e desenvolvendo um conteúdo assertivo e de qualidade, os resultados passam a aparecer quase que de forma automática. É muito comum a criação de comunidades em torno de uma marca e isso faz com que as pessoas passem a amar aquela empresa e “espalhar a palavra” sem receber nada em troca, apenas por perceber o seu valor.

 

Comunicação

 

A comunicação bem feita é uma das “armas” mais poderosas que uma empresa pode possuir. A grande vantagem em relação a este ponto é que muitas vezes não exige muito tempo, investimento e estratégias mirabolantes. Basta estabelecer um norte, traçar um objetivo e aplicar muita criatividade e diversão no meio do caminho. Existem diversos formatos de interação e comunicação, seja através do Twitter, Facebook, Instagram, Youtube ou até mesmo no ponto de venda.

Coisas básicas como estimular um debate sobre determinado assunto, perguntar a opinião das pessoas, desenvolver um teste de conhecimento ou uma pesquisa são coisas extremamente fáceis e rápidas e que geram um resultado e um engajamento muito grande. As pessoas gostam de ser ouvidas e gostam de expressar suas opiniões, ainda mais nas redes sociais.

Portanto, saiba como utilizar desta característica universal do comportamento humano e interaja com os seus consumidores, estimule-os a falar e interagir tanto com o seu produto, quanto com outros consumidores que fazem parte da mesma rede. Esses momentos acabam sendo excelentes oportunidades de mexer com a emoção das pessoas e associar momentos bons com a sua marca.

  

Case: Magazine Luiza

 

Um dos melhores e mais recentes exemplos de comunicação com os clientes vem do Magazine Luiza, com a criação da Lu, que é uma assistente pessoal (virtual) que auxilia no processo de venda, pós venda e atendimento ao cliente. A Lu nada mais é do que um bot com inteligência artificial que se comunica com os clientes para resolver demandas comuns e que não necessitam de um ser humano para serem resolvidas. A grande diferença foi a forma como a Magalu encarou este desafio e criou uma personagem que revolucionou a forma como varejistas (físicos e digitais) se comunicam com seus clientes.

A Lu foi um exemplo de estratégia de engajamento com base na comunicação e interação. Recentemente ela se cadastrou no Tinder, um aplicativo de relacionamentos, e quem deu match com ela ganhou algum tipo de oferta exclusiva para comprar na Magalu. Foram mais de 150.000 matchs em menos de 12 horas de ação. O resultado foi tão positivo que hoje a Lu conta com um portal exclusivo, com posts, vídeos, infográficos e até podcasts para interagir com as pessoas.

Em 2017 apenas, a Magalu afirma que a Lu foi teve papel fundamental no aumento das vendas da empresa pela internet, que cresceram 56%. Isso demonstra que comunicação e engajamento, quando bem feitos, geram retornos extraordinários.

Agora que você sabe sabe mais sobre engajamento, conteúdo e comunicação, o que você pode fazer para utilizar esse conteúdo na sua estratégia e gerar grandes resultados para o seu negócio?

 

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