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A importância de fazer perguntas

A forma mais utilizada, e provavelmente a mais antiga, para se coletar informações de um determinado público, é fazendo perguntas. Quando juntamos diversas perguntas, de uma forma padronizada, seguindo um raciocínio lógico, nós chamamos esse procedimento de pesquisa.

 

Quando juntamos diversas perguntas, de uma forma padronizada, seguindo um raciocínio lógico, nós chamamos esse procedimento de pesquisa.

 

Ao decorrer dos anos, com a necessidade das empresas em capturar informações relevantes de seus clientes, para cada vez mais aplicar em seus negócios, foram criadas diversas formatos de pesquisa, onde cada tipo possui um formato e um objetivo específico a ser atingido.

Pesquisa de satisfação, pesquisa de hábito de consumo, pesquisa de imagem e pesquisa de avaliação são alguns dos diversos tipos de pesquisa que foram criados para melhorarmos nosso entendimento sobre as percepções e expectativas das pessoas.

 

Diversos tipos de pesquisa foram criados para melhorarmos nosso entendimento sobre as percepções e as expectativas das pessoas.

 

Vendo isso, neste texto abordaremos a importância e os benefícios de se fazer uma pesquisa.

 

A importância de uma pesquisa:

 

  • Obtenção de dados reais: quando se faz uma pesquisa com um determinado público, torna-se possível capturar o perfil e entender o comportamento das pessoas que mais importam, os futuros ou atuais clientes.
  • Estratégia baseada em dados: as estratégias de um empreendedor devem ser traçadas seguindo a razão e dados reais. O feeling é algo intrínseco à pessoa e difícil de mensurar ou copiar, por outro lado, quando se possui dados e informações relevantes, a tarefa de traçar estratégias torna-se algo mais simples.

 

As estratégias de um empreendedor devem ser traçadas seguindo a razão e dados reais.

 

  • Identificação de tendências: ao entender o comportamento e percepções de um determinado grupo, é possível chegar próximo à um padrão, interpretando e fazendo correlações com os dados obtidos para que se possa identificar tendências futuras.
  • Geração de Leads: ao fazer um pesquisa com um determinado grupo, torna-se possível verificar quais e quantos dos entrevistados possuem uma afinidade e uma chance maior de se interessar pelo produto ou serviço ofertado.

 

Os benefícios de uma pesquisa:

 

  • Geração de valor para os clientes: ao fazer uma pergunta, você demonstra preocupação com a opinião do outro. Isso não é diferente em uma empresa, onde as pesquisas criam um canal de relacionamento com seus clientes, fazendo com que as pessoas se sintam parte da construção de um processo.
  • Mais tempo, menos esforço: capturar e estruturar os dados e as informações dos clientes possibilitam ao gestor excluir os processos e possíveis alterações que não serão bem recebidos pelos clientes e com isso pegar atalhos para encontrar mais rapidamente uma melhoria ao que vem sendo ofertado.

 

Capturar e estruturar os dados e as informações dos clientes possibilitam ao gestor excluir os processos e possíveis alterações que não serão bem recebidos pelos clientes.

 

  • Assertividade nas ações de marketing: sabendo o comportamento, o perfil e a opinião das pessoas é possível criar ações de marketing que se encaixarão melhor na característica do público alvo, fazendo com que o investimento nas ações de marketing sejam mais pontuais e efetivos, gerando assim um maior resultado.
  • Apoio comercial: a melhor maneira de vender algo, é entendendo um problema real vivido por aquela pessoa e oferecer uma solução. Fazer pesquisas com as pessoas, auxilia na criação de argumentos de vendas precisas, o que faz com que e haja uma melhora na performance do setor comercial.

 

Apesar disso, é válido ressaltar a importância de seguir os procedimentos e ferramentas corretas na hora de se fazer uma pesquisa. Ser tendencioso, não ter uma base grande de entrevistados, não saber armazenar os dados obtidos e não interpretar de uma forma concisa os dados pode ser um malefício para o futuro da empresa.

 

Ser tendencioso, não ter uma base grande de entrevistados, não saber armazenar os dados obtidos e não interpretar de uma forma concisa os dados pode ser um malefício para o futuro da empresa.

 

Vemos então, que um gestor deve sempre estar conversando com as pessoas e seguindo os procedimentos estabelecidos, pois entender o perfil, o comportamento e as opiniões do público-alvo sem ser tendencioso, é algo extremamente importante para o bom desenvolvimento de um negócio.

Afinal, a compreensão das necessidades e das expectativas dos clientes perante determinada situação, auxilia a agregar valor ao produto ou serviço ofertado, como também a aumentar a assertividade e o engajamento das ações de marketing e consequentemente melhorar os resultados obtidos ao longo do tempo.

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